Democracia

“Sem democracia e igualdade, nenhuma paz é possível”

Histórico

      O Movimento Prá Cuidar da Profissão nasceu em 1996 e, desde então, vem formulando propostas que contribuam para que os psicólogos possam fortalecer sua presença na sociedade.
      A nossa profissão tem apenas 50 anos, regulamentada pela Lei 4.119. Na época, eram poucos psicólogos, com pequena participação no mercado de trabalho. Hoje, somos 130 mil.
      A organização é uma necessidade para construir nosso futuro, em busca de qualidade profissional e de legitimação, fortalecendo o lugar social dos psicólogos por meio de um projeto nacional.
     Cuidar da profissão significa a produção de um discurso coletivo, o que implica trabalhar institucionalmente a pluralidade da Psicologia. É dessa forma que temos atuado nas entidades da categoria e nos Conselhos.
     Os Conselhos são órgãos de orientação, fiscalização e regulamentação da profissão. Por isso, não podem dispensar nenhuma contribuição.
     É preciso atenção ao exercício profissional. Os Conselhos precisam saber escutar os psicólogos, em cada processo ético, nos debates, as queixas, críticas, para produzir democraticamente as respostas e fazê-las circular.
     Essas respostas norteiam o futuro que queremos. Para isso, é preciso fortalecer as várias áreas da Psicologia, seus instrumentos, técnicas e sua presença nas políticas públicas, para atender às demandas sociais.
     O relacionamento com o Estado é imprescindível. É necessário priorizar esse diálogo para colocar a Psicologia em posição relevante e, desse modo, valorizar nossa profissão.
     A empregabilidade é hoje uma das questões mais importantes para os psicólogos. Os Conselhos precisam ter posição clara e ativa para lidarem com essa situação.
     O Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP) avança nessa direção, colocando os Conselhos como interlocutores com o Estado e mapeando a presença dos psicólogos nas políticas públicas. Além disso, provoca o debate sobre referências para a atuação profissional nesse campo.
    Temos outro desafio: A luta por políticas públicas universais - para avançarmos é preciso apoiar e fortalecer todas as entidades no campo da Psicologia.
     A luta por políticas públicas universais é ferramenta principal para aliar as necessidades de um conjunto profissional que deseja espaço no mercado de trabalho a um projeto de sociedade na qual se tenham condições dignas de vida para todos.